ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará comemora três décadas de existência, portanto, nada mais justo do que parabenizá-la através deste simplório texto.

Para o Ministério Público cearense, a ESMP tem desempenhado um papel primordial na capacitação e no aperfeiçoamento de seus membros (promotores e procuradores de justiça), os quais têm a oportunidade de enriquecer seus currículos por meio dos cursos de especialização e de capacitação em diversas áreas, além da promoção de palestras, simpósios, seminários e congressos, voltados à sua constante atualização, tão importante em uma sociedade que se transforma com impressionante rapidez.

Mas a ESMP não se destina somente aos membros do Ministério Público, pois em seus programas são contemplados também os servidores da instituição, seus estagiários, além de integrantes de outras carreiras jurídicas que frequentam seus cursos, notadamente os de pós-graduação.

Viver é um eterno aprendizado.

Ao longo de nossa existência, enquanto componentes de uma sociedade, enquanto profissionais, cumpre-nos seguir em busca do conhecimento, que nunca pode ser estanque, que nunca pode ser considerado suficiente, porque tudo vem mudando com a velocidade dos ventos e precisamos nos adequar aos novos tempos, às transformações, ao um mundo em constante evolução.

Saber demais é saber de menos. Saber de menos é quase nada saber.

Por isso, o papel da ESMP mostra-se cada vez mais relevante, ao valorizar o profissional do direito, em especial, os membros do Ministério Público, estimulando-os a buscarem uma constante atualização e um contínuo aprofundamento de seus conhecimentos jurídicos, daí porque, a sociedade é destacada como sendo uma importante destinatária de sua missão institucional.

Além disso, a ESMP desenvolveu o projeto Bibliocanto, disponibilizando livros gratuitos em várias unidades do Ministério Público, como forma de incentivo à leitura.

Destaca-se, também, o Pingo de Prosa, um programa destinado a palestras voltadas a temas variados, de conteúdo não-jurídico, propiciando descortinar um olhar para bem além do mundo do direito e para dentro do ser humano.

Parabéns à ESMP pelos seus trinta anos de aniversário e que, a cada ano, colhendo os frutos da maturidade, possa continuar sendo difusora e propagadora da cultura e da educação, pilares essenciais para um mundo melhor.

 

 

Grecianny Carvalho Cordeiro

Promotora de Justiça

Integrante do Corpo Docente da ESMP

 

Deixe uma resposta