Quem nesse país não anda desacreditado, com as esperanças abaladas, indignado com a corrupção que assola as instituições, os gestores públicos e seus relacionamentos promíscuos com a iniciativa privada?
Por mais otimista que sejamos, a esperança de dias melhores, depositada no fundo da Caixa de Pandora de nossos corações, parece ter escapado.
Mas o importante é sabermos que sempre há uma luz no fim do túnel e, por mais que não acreditemos, sempre houve e haverá pessoas remando contra a maré, desafiando o modelo posto e viciado, enfrentando tarefas hercúleas. Alguns chamam de heróis, prefiro chamar de sonhadores, seres corajosos dotados de uma fé inabalável de que podem mudar o rumo das circunstâncias, por mais improváveis e difíceis que pareçam.
O livro LAVA JATO, O JUIZ SERGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O PAÍS, de autoria do jornalista Vladimir Netto, é simplesmente fabuloso e nos remete a tais reflexões.
Sem ideologismos, sem partidarismos, sem paixonites, esse livro é um relato jornalístico sobre a Operação Lava Jato, desde sua gênese.
O autor passeia com maestria pelos relevantes fatos que marcaram as ações levadas a efeito pela maior operação de combate à corrupção no país, mostrando a atuação de seus protagonistas. E de seus antagonistas também.
E as tantas cenas que acompanhamos pela mídia sobre a Lava Jato, de repente, se tornam claras em nossa mente, pois aqui nos são mostrados os bastidores.
A Operação Lava Jato representa uma mudança de paradigmas no modo de investigação e de persecução penal.
Para quem milita na área criminal, a Operação Lava Jato é uma mostra do quão eficaz, efetiva e célere poderia ser a Justiça criminal se as investigações e a atuação de seus protagonistas (Polícias, Ministério Público e Judiciário) adotasse tal modelo.
Para muitos advogados, a Operação Lava Jato é o exemplo mais pernicioso de mitigação de direitos individuais constitucionalmente assegurados.
Para a maioria dos cidadãos brasileiros, a Operação Lava Jato representa a esperança de mudanças na corrupção endêmica que assola o país, de novos rumos, de resistência a um modelo jurídico que estimula a impunidade, principalmente para aqueles em situação financeira privilegiada.
A leitura do livro LAVA JATO, O JUIZ SERGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ABALOU O PAÍS é leve, rica em detalhes e agradável.
Seja qual for sua opinião sobre a Lava Jato, vale a pena conferir esse livro.
Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça e Escritora.
LAVA JATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *