SEMANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Grecianny Cordeiro

No dia 13 de dezembro começa a Semana do Ministério Público de 2023, ocasião em que a Instituição discutirá sobre os “35 anos da Constituição e do novo modelo do Ministério Público”, afinal, quem não está sempre a refletir sobre suas posturas e seus rumos, fica parado no tempo, incapaz de acompanhar as mudanças constantes que ocorrem na sociedade, praticamente, com a velocidade de um raio.

Pensar, repensar e se reinventar, nos dias de hoje, é imperioso, em especial, em se tratando de uma Instituição a quem cabe a defesa da ordem jurídica e do regime democrático de direito, dentre tantas outras atribuições que lhe foram conferidas pela Constituição Federal de 1988, que completou 35 anos em 2023.

Como parte da programação, serão agraciados promotores e procuradores de justiça, entre membros padrão em atividade e inatividade, recém-aposentados; será concedida ordem do mérito; entrega de títulos de professor emérito e honoris causa. Somando-se a isso, haverá palestras sobre variadas temáticas, nas áreas da educação, infância e adolescência, cidadania, saúde, por meios dos centro de apoio operacionais.

Na pauta feminina, serão discutidas a ordem de gênero nos processos de violência doméstica e as mulheres no sistema de justiça. A palestra magna caberá ao professor Manfredo Araújo de Oliveira. Doutor em comunicação, Dado Schneider falará sobre: “O MP mudou… Bem na minha vez!”

Mas nem só de direito vive o Ministério Público! No mesmo dia 13 de dezembro, às 18 horas, será prestada uma homenagem à Literatura Cearense, com a apresentação de uma peça teatral, seguida de agraciamento àqueles escritores que nos deixaram, cujos legados permanecerão: Rachel de Queiroz, José de Alencar e Moreira Campos.

No tocante aos escritores contemporâneos, serão homenageados: Ana Miranda, Ednéa Magalhães, Lira Neto, Rafael Caneca, Socorro Acioli e esta que vos escreve, uma amostra de uma plêiade de tantos outros escritores e escritoras que fazem a literatura cearense brilhar, com sua originalidade, sensibilidade e talento.

É o passado e o presente espelhando o futuro!

Em 2021, o Ministério Público homenageou os cantores cearenses e, agora, os escritores da Terra, mostrando a importância de se valorizar a “prata da casa”, porque talento não falta ao cearense, seja em que área for, mas o reconhecimento é fundamental.

Por fim, haverá um show com o cantor cearense Marcos Lessa.

Que resplandeça a Terra da Luz!

Grecianny Carvalho Cordeiro

Promotora de Justiça e Escritora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *